sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dia do Geógrafo 29/05

Aziz Ab'Sáber
(São Luíz do Paraitinga, 24 de Outubro de 1924) é um cientista e professor universitário brasileiro, considerado referência principal em assuntos relacionados a impactos ambientais e meio ambiente.

Ex-presidente e atual Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da
Ciência
é um cientista engajado nas discussões sobre as questões ambientais no Brasil. Professor-emérito da Faculdade de Filosofia, Letras, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e professor-honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade, recebeu várias indicações a prêmios nacionais e internacionais em ciências naturais, exatas e humanas.

Filho de roceiros de ascendência árabe de São Luiz do Paraitinga, ingressou na USP no curso de Geografia e História aos 17 anos, assumindo sua primeira função pública como jardineiro da Universidade de São Paulo enquanto dava continuidade a sua formação com cursos de especialização. Trabalhou durante vários anos como professor do ensino básico e da PUC antes de assumir a vaga de professor universitário da USP.

Completou recentemente 85 anos. Professor emérito da USP, autor de mais de 300 trabalhos acadêmicos e considerado um dos geógrafos mais importantes do mundo, a essa altura da vida sente-se à vontade para defender suas bandeiras de forma franca e com a consciência tranquila.

Suas pesquisas foram incontáveis vezes laureadas em distintas áreas do conhecimento, destacando-se o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia de 1999, concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, na categoria Ciências da Terra, Prêmio Jabuti de ciências humanas em 1997 e 2005 e de ciências exatas em 2007, a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Acadêmia Brasileira de Ciências e o Prêmio Unesco para ciência e meio ambiente em 2001.

Queridíssimo por alunos e colegas, o veterano professor poderia ser definido assim: um oceano de informação, num deserto de vaidade pessoal.

Fonte:http://www.sbpcnet.org.br/site/home/

* Minha humilde homenagem a um grande homem: Aziz Ab'Sáber.
Residente neste município e esquecido pelos seus adminstradores.
Este sim é merecedor do título de cidadão cotiano


Nenhum comentário: