sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Governo define 1º aluguel de floresta pública

As empresas Alex Madeiras, Sakura e Amata são as vencedoras da licitação para o manejo florestal sustentável na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia. O anúncio dos ganhadores do primeiro processo de concessão florestal do país ocorreu anteontem, em Brasília.
De acordo com o SFB (Serviço Florestal Brasileiro), instituição governamental responsável pelo aluguel da floresta, os contratos deverão ser assinados em até 30 dias.
A empresa Amata vai gerir a maior unidade de manejo florestal licitada na floresta do Jamari. A companhia ficará com uma área de 46 mil hectares sob sua responsabilidade.
A Sakura vai usar uma unidade de manejo com 33 mil hectares. A Alex Madeiras ficará com a área menor, de 17 mil hectares.
As empresas vão explorar seus lotes por 40 anos. Os recursos obtidos com o aluguel --R$ 3,8 milhões ao ano- serão divididos entre os governos federal, estadual e municipal.
O processo na Jamari começou em dezembro de 2007 e já demora mais do que o esperado. Várias vezes ele foi parado na Justiça por meio de liminares. Quem perdeu a licitação tem até a próxima sexta-feira para recorrer.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u435636.shtml

Nenhum comentário: