domingo, 21 de dezembro de 2008

Visita de Sarkozy ao Brasil resultará em acordos de cooperação

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, chega ao Brasil segunda-feira (22) e sua estada renderá aos dois países contratos e acordos de cooperação nas áreas da Defesa, Educação, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia.
No primeiro setor, está previsto um contrato de transferência de tecnologia que permitirá ao Brasil construir quatro submarinos convencionais, além do casco do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. O segundo será firmado com a Helibrás, empresa controlada pelo grupo francês Eurocopter e pelo governo de Minas Gerais e única fabricante de helicópteros na América do Sul.
Cinqüenta helicópteros de transporte, modelo EC-725 Cougar, deverão ser construídos em Itajubá (MG) e comprados pelo Ministério da Defesa, que os distribuirá às Forças Armadas. Segundo a assessoria do ministério, será a primeira compra feita pela nova Secretaria de Compras do ministério, cuja criação está prevista no Plano Estratégico de Defesa Nacional, lançado ontem (18).
O custo do negócio ainda não foi divulgado, mas, ao lançar o Pólo Aeronáutico de Helicópteros de Grande Porte, na cidade mineira, em junho deste ano, o presidente Lula explicou que o projeto previa investimentos entre US$ 300 milhões e US$ 400 milhões para ampliação da fábrica da Helibrás.
O Brasil também pretende adquirir tecnologia para produzir em território nacional equipamentos como óculos de visão noturna e chips de monitoramento. Usados no contexto do programa Soldado do Futuro, os equipamentos serão empregados para qualificar a atuação na selva dos militares que servem na Amazônia. Segundo a assessoria do ministério, a negociação em torno da criação de um sistema de monitoramento de fronteiras também deverá fazer parte do acordo global para a Defesa.
Há ainda a expectativa de que contratos e acordos sejam assinados com outros ministérios ou órgãos do governo brasileiro. Um deles, com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), visa a promover o acesso livre a dados de satélites obtidos pelos dois países, solucionar problemas de sensoriamento remoto e permitir o intercâmbio entre estudantes e pesquisadores dos dois países.
Nas áreas de meio ambiente e Justiça devem ser concluídas negociações bilaterais referentes a um acordo para que Brasil e França integrem esforços para coibir a exploração ilegal de ouro na fronteira com a Guiana Francesa. Também está prevista a criação de um centro de estudos da biodiversidade e desenvolvimento sustentável na Amazônia e de um centro de cooperação policial. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a iniciativa.
Na segunda-feira à tarde, os ministros da Educação do Brasil, Fernando Haddad, e da França, Xavier Darcous, assinam acordo de cooperação que prevê a criação de uma rede franco-brasileira de ensino profissionalizante, reunindo estabelecimentos de excelência dos dois países. O acordo permitirá intercâmbio entre professores, alunos e profissionais do ensino médio profissionalizante e a realização de seminários para a troca de experiências.
A previsão inicial, segundo a Embaixada da França, é que os acordos sejam assinados na terça-feira (23), mas, já na segunda-feira, Sarkozy e Lula participarão de dois eventos no Rio de Janeiro: o Fórum de Negócios Brasil-União Européia e a Cúpula Brasil-União Européia. A noite, Sarkozy participa do lançamento do Ano da França no Brasil, também na capital fluminense.

Parece o Mister Bin....rs...:P

Fonte: http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20081219190210&assunto=5&onde=Brasil

Nenhum comentário: