segunda-feira, 14 de julho de 2008

Você sente fome oculta?

A fome oculta é a alteração nutricional decorrente da deficiência marginal de micronutrientes (vitaminas e minerais) e que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) consiste na necessidade não explícita de um ou mais nutrientes. É um processo gradual e progressivo no qual ocorre gradativa eliminação ou exaustão dos estoques de micronutrientes do organismo.

Ela é bem diferente da vontade de comer e da fome comum. Fome é a necessidade visceral de introduzir alimentos no estômago, ou seja, é a "necessidade de comer". Apetite pode ser o desejo de determinado alimento por necessidade ou prazer.

Entre os sintomas estão a inapetência, letargia, fraqueza, irritabilidade, insônia, depressão, falta de concentração, maior suscetibilidade às infecções, convalescença retardada às doenças, além de capacidade diminuída para lidar com situações que exijam esforço físico.

”A fome oculta afeta todos os níveis sócio-econômicos, é subclínica, ou seja, não leva a sinais e sintomas clínicos claros, não afeta peso e altura significativamente e o diagnóstico é realizado por meio de exames bioquímicos”, afirma nutrólogo Douglas Carignani Junior.

A falta de tempo para a compra e preparo dos alimentos, as extenuantes jornadas de trabalho e o alto consumo de alimentos industrializados levam a um consumo excessivo de carboidratos, proteínas e gorduras, quase sempre deficiente em vitaminas, minerais e fibras. Essas refeições levam a população a um paradoxo: maior incidência de sobrepeso, obesidade e fome oculta.

A forma de preparo ou processamento dos alimentos também podem minar sua qualidade nutricional. “As vitaminas são sensíveis ao calor, umidade, ar e luz e, ao ferver ou congelar os alimentos, acabamos destruindo grande parte delas”, afirma.

A estratégia para a prevenção se baseia em educação alimentar com promoção de dieta adequadamente balanceada, enriquecimento de alimentos com vitaminas e minerais e suplementações farmacológicas com polivitamínicos e minerais.
Camila Tavares
Fonte:http://cristianaarcangeli.terra.com.br/site/saude.aspx?flg=1&id=1412&id_categoria=80

Nenhum comentário: