sábado, 26 de julho de 2008

Totem de luz criado no Brasil ganha prêmio internacional

RIO - Esqueça os tradicionais postes de luz e imagine as cidades sendo iluminadas com totens de iluminação remota por meio de cabos de fibra ótica, mais econômicos e ecológicos. Desenvolvido pela ZIPlux, empresa da incubadora da COPPE/UFRJ, o novo produto - com 4,5 metros de altura, estrutura de aço galvanizado e pintado com tinta automotiva verde - ainda não faz parte do mobiliário urbano, mas já está conquistando seu lugar ao sol. Na semana passada, a invenção ficou em segundo lugar no principal prêmio de design do mundo: o IDEA/ Estados Unidos. E, no concurso IDEA/ Brasil, ganhou troféu de ouro e destaque na categoria sustentabilidade.
Inédito no Brasil e no restante do mundo, o totem batizado de ZIPlux lamp pode trazer uma série de vantagens. Só para se ter idéia, a vida útil dos totens é quatro vezes maior; a economia de energia aumenta em até 70% e o custo da manutenção diminuiu em 80%, se for feita uma comparação com os postes de luz convencionais.
" O projeto é pioneiro, pois todos os esforços na área de iluminação pública anteriores foram concentrados apenas em lâmpadas mais eficientes "
A tecnologia foi desenvolvida para resolver problemas existentes no sistema de iluminação pública convencional. A grande inovação do equipamento, já patenteado, é que ele não usa luminária ou conjuntos ópticos no topo do poste pra dispersar a luz. Um emissor posicionado na base do poste emite a luz que é conduzida, por meio de cabos de fibra ótica, até o topo, onde a fibra ótica acaba subdividida para direcionar a luz de maneira mais eficiente, minimizando a perda de luminosidade. O sistema é flexível e pode funcionar por meio de energia convencional ou fotovoltaica ( feito por painéis que transformam energia solar em elétrica).
Um dos engenheiros do projeto, Rodrigo Martins, adiantou que o ZIPlux lamp, ao custo entre R$ 8mil a $12 mil, tem interessado a prefeituras e empresas de construção de todo o país.
- Estamos recebendo muitas demandas, inclusive internacionais. Em maio, participamos de feiras em Dubai e na Jordânia, no Oriente Médio, e tivemos solicitações.
Para o designer do projeto e diretor da ZIPlux, Walen Nogueira Júnior, este conceito de iluminação pública é totalmente inovador.
- O projeto é pioneiro, pois todos os esforços na área de iluminação pública anteriores foram concentrados apenas em lâmpadas mais eficientes. Nós pensamos no sistema como um todo, desde a conveniência de pedestres e motoristas, até a compatibilidade urbanística, meio-ambiente e manutenção simplificada - disse Walen que está divulgando o produto numa feira da Organização dos Estados Americanos, em Washington.

Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/salvevoceoplaneta/mat/2008/07/23/totem_de_luz_criado_no_brasil_ganha_premio_internacional-547376090.asp

Nenhum comentário: