sábado, 26 de julho de 2008

Nasa investe US$ 1,2 milhão em tipo de GPS para guiar astronautas no solo lunar

A Nasa está investindo US$ 1,2 milhão no desenvolvimento de um tipo de GPS (Sistema de Posicionamento Global) para guiar os astronautas em futuras caminhadas espaciais no solo lunar. Segundo a Agência Espacial Americana é fácil "se perder" na Lua. Isso teria acontecido com os astronautas das missões Apollo, que teriam deixado de explorar detalhes importantes da superfície do satélite terrestre, distantes poucos metros deles.
- Na Lua tudo é cinza, cinza, cinza. Você anda 100 metros, dois quilômetros e tudo continua praticamente igual - diz Paul Delaney, professor de astronomia da York University. - Hoje, se o astronauta perdesse de vista a nave em que pousou no solo lunar, ficaria completamente sem referência, perdido.
O projeto está sendo desenvolvido por uma equipe de engenheiros da Universidade Estadual de Ohio, sob a supervisão do pesquisador Ron Li. Os cientistas buscam desenvolver um produto semelhante ao GPS, capaz de determinar a posição de um receptor na superfície da Lua, mas que não seria acionado por satélite.
Fonte:http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2008/07/23/nasa_investe_us_1_2_milhao_em_tipo_de_gps_para_guiar_astronautas_no_solo_lunar-547377934.asp

Nenhum comentário: