segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cérebro humano fabrica sua própria ‘maconha’

Cientistas brasileiros e estadunidenses descobriram que o cérebro fabrica uma proteína que age como maconha em receptores específicos do próprio órgão. A descoberta pode ajudar em pesquisas que buscam entender como a maconha funciona no controle de dor, no estímulo de apetite e para prevenir o uso indevido da droga.

“Achamos que as descobertas poderão ajudar na fabricação de remédios que promovam efeitos similares aos da maconha, mas sem correr o risco de viciar a pessoa na substância” explica Lakshimi Devi, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Nova York. “Será útil ter um remédio capaz de bloquear o receptor THC do cérebro”.

Os cientistas chegaram as suas conclusões retirando pequenas proteínas do cérebro de ratos, chamadas de peptídeos, e determinando a seqüência de seus aminoácidos. A substância foi comparada com outro peptídeo, conhecido por bloquear, e não ativar, o receptor THC do cérebro – que recebe os efeitos da maconha.

No ano passado, cientistas descobriram que nossa pele produz uma substância que age como maconha. Agora foi identificada essa propriedade em nosso cérebro. De acordo com os pesquisadores que lideraram os estudos, estamos mais perto de acabar com o vício pela substância e tirar “uma boa lição” médica da situação.

Fonte: http://hypescience.com/cerebro-humano-fabrica-sua-propria-maconha/

Nenhum comentário: