quarta-feira, 3 de junho de 2009

A farra do boi na amazônia

Uma investigação de 3 anos do Greenpeace revela como a parceria perversa entre a indústria do gado e o governo brasileiro estão resultando em mais desmatamento, trabalho escravo e invasão de terras indígenas.

MARCAS GLOBAIS SÃO PARCEIRAS SILENCIOSAS DO CRIME

Nossas evidências ligam a cadeia contaminada de produtos amazônicos aos fornecedores de muitas marcas reconhecidas mundialmente, incluindo uma longa lista das chamadas empresas ‘Blue Chip’ (‘ações de primeira linha’): Adidas, BMW, Carrefour, EuroStar, Ford, Honda, Gucci, IKEA, Kraft, Nike, Tesco, Toyota, Wal-Mart, Pão de Açúcar, Louis Vuitton, Prada.
O setor público também está envolvido: nossas descobertas ligam a cadeia contaminada a fornecedores do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) e a fornecedores no Oriente Médio, cujos clientes incluem as forças militares britânica, holandesa, italiana, espanhola e norte-americana.
CHINA
Globalmente, cerca de metade da produção de couro é destinado a sapatos. A China é o maior produtor e expotador de sapatos do planeta, responsável por cerca de 60% do volume total mundial em 2006. A bertin é a maior exportadora de couro para China.
Investigações do Greenpeace revelam que fabricantes de tênis da Nike e Adidas/Reebox usam couro acabado de compradores diretos da Bertin.
A investigação do Greenpeace expõe pela primeira vez como o consumo leviano de matéria-prima está alimentando o desmatamento e, consequentemente, o aquecimento global.

Nenhum comentário: