quarta-feira, 13 de maio de 2009

Palácio dos Bandeirantes expõe obras do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

O Palácio dos Bandeirantes realiza, entre os dias 19 de maio e 2 de agosto, a exposição “Vida após a Vida – Testemunhos da Passagem" que reúneobras pertencentes ao acervo do MAE- Museu de Arqueologia da Universidade de São Paulo.

A mostra reúne 37 objetos relacionados a rituais de homenagem aos mortos, organizados em quatro módulos:
- Funeral entre os índios Bororo;
- O Quarup (ritual para homenagear os mortos) entre as sociedades do Parque Indígena do Xingu;
- Os sepultamentos na tradição arqueológica brasileira Marajoara;
- O Egito na época faraônica.
Entre as peças destacam-se: um sarcófago egípcio, urnas funerária, máscaras, além de adornos como colares, viseiras de penas, brincos emplumados, etc.

“A Vida após a Vida” será aberta para convidados e imprensa no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus. A coordenadoria do Acervo dos Palácios do Estado organizou a exposição como parte da programação oficial da Semana Nacional dos Museus, que este ano tem como tema Museus e Turismo coordenadora da mostra professora Dra. Marília Xavier Cury, do MAE ressalta que a exposição tem como objetivo promover a diversidade e orizar a diferença a partir das maneiras como culturas celebram os seus mortos.

Cury enfatiza ainda que “a mostra visa destacar a capacidade dessas culturas de transformar cerimônias fúnebres em situações especiais de unificação grupal, de continuidade entre passado, presente e futuro e de incorporação dos antepassados no projeto de construção da memória e identidade”.

Para a curadora do Acervo dos Palácios, professora Dra. Ana Cristina Carvalho, sediar esta exposição é trazer valiosas possibilidades de fruição para os visitantes do Palácio dos Bandeirantes, que são, em sua maioria, alunos das escolas das redes pública e particular.

“Possibilidades de reflexão sobre a vida, sobre as relações com as memórias pessoal e coletiva, e o respeito às diferentes formas de encarar o tema, mesmo que ele possa parecer estranho“.
Na mesma data, o Palácio abre a mostra de fotografias “Valdir Cruz – fotografias: Sinfonia de um viajante”, sobre a cultura indígena da tribo Yanomami e quedas d’água do Paraná.

Serviço:
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2 - São Paulo
Informações: 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: http://www.acervo.sp.gov.br/
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo.
Entrada e Estacionamento: grátis.

Mariza Torelli

Fonte:http://www.americamagica.com.br/turista/noticias.asp?cod=5085

Nenhum comentário: