sexta-feira, 10 de abril de 2009

Pergaminhos do Mar Morto foram feitos pelos saduceus, alega uma acadêmica

Os Pergaminhos do Mar Morto foram feitos pelos saduceus, uma casta sacerdotal banida do Templo de Jerusalém, pelo menos é o que alega uma acadêmica .Por mais de seis décadas estudiosos acreditam que a origem dos pergaminhos está em uma seita judaica diferente, de ascetas e celibatários, chamada Essênios.A seita teria existido no século 1, em montanhas na Palestina, e suas práticas religiosas registradas em pergaminhos.Mas Rachel Elior, uma proeminente professora de filosofia judaica na Universidade Hebraica de Jerusalém, afirma que os 930 pergaminhos foram escritos pelos saduceus, um grupo de sacerdotes que viviam em Jerusalém, e que os essênios nunca existiram, seriam uma invenção de Flavio Josephus, um historiador judeu-romanizado.Elior alega que Josephus, um antigo sacerdote judeu que escreveu a história judaica enquanto era mantido prisioneiro em Roma, queria explicar para os romanos que os judeus não eram todos perdedores e traidores, que havia muitos judeus excepcionais, de devoção religiosa e heroísmo.Ela acrescenta: "Ele provavelmente foi inspirado pelos espartanos. Para os romanos, os espartanos representavam os mais altos ideais do comportamento humano, e Josephus quis retratar judeus que eram como os espartanos nos seus ideais e virtuosismo.""Não faz sentido você ter milhares de pessoas contra a lei judaica e não mencioná-las em qualquer um dos textos judaicos e fontes desse período."Os pergaminhos foram encontrados por um pastor em uma caverna em Qumran, no Mar Morto, em 1947 e são um dos mais importantes achados arqueológicos do século XX.Alguns estudiosos acreditam que os Essênios influenciaram o emergente cristianismo, e sugerem que João Batista e Jesus poderiam ter tido conhecimento deles.Mas a professora Elior afirma que os pergaminhos mostram práticas dos sacerdotes descendentes de Zadok, o primeiro sumo sacerdote de Jerusalém após a conquista da cidade pelos israelitas centenas de anos antes.Ela alega que os saduceus posteriormente levaram os pergaminhos para Qumran.Ela disse ao Time: "Eu acredito que qualquer estudioso sério realmente não pode deixar de admitir que a lei refletida nos pergaminhos é uma lei dos Saduceus. Os Essênios são apenas uma invenção literária de uma sociedade utópica que vivia uma vida mais benevolente e casta ".Mas Hanan Eshel, professor da Universidade Bar-Ilan, em Tel Aviv, disse ao jornal Haaretz: "Quase setenta estudiosos aceitam a afirmação de que grupos Essênios viveram em Qumran".
Fonte: http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/religion/5009895/Dead-Sea-Scrolls-were-work-of-the-Sadducees-claims-academic.html

2 comentários:

Gladys Jesse disse...

Prezada Salete Lemos:

Ao ler o artigo sobre os manuscritos do mar Morto, lembrei-me de associar este fato à descoberta, em 1945, no Egito, mais precisamente no cemitério abandonado de Nag Hammadi, de alguns vasos de barro com manuscritos em linguagem copta, nos quais foram encontradas sentenças de profundo significado esotérico, proferidas por Jesus Cristo e escritas pelo apóstolo Tomé. Tais sentenças ficaram conhecidas como o "Quinto Evangelho".
Fi-lo para chamar-lhe à atenção sobre a monumental obra poética que está sendo escrita sobre o aludido evangelho pelo escritor brasileiro radicado em Portugal, Antonio Carneiro (Bélier), em sonetos decassílabos clássicos, nos estilos de Camões e Bocage, como há muitos anos não se lê em língua portuguesa. Julgo, salvo melhor juízo, que este trabalho deveria ser melhor conhecido. Em anexo, coloco a última sentença publicada pelo poeta, como exemplo; todavia, as anteriores podem ser lidas em seu site: http://poemafeano.blog.com.

O Quinto Evangelho
(Didymos Thomas)

Sentença 19:
Disse Jesus: Feliz daquele que era antes de existir. Se vós fordes meus discípulos e realizardes as minhas palavras, estas pedras vos servirão. Há no vosso Paraíso cinco árvores, que não se movem no verão e no inverno e cujas folhas não caem: Quem as conhecer, esse não conhecerá a morte.


Quem antes de existir já era, existe
No mundo em que vivera e vive agora
Feliz por toda a sua vida afora,
Que a morte para si jamais subsiste:

No Paraíso está, que lhe consiste
Em sublimar a vida em que demora,
De espaço e tempo dos conflitos fora,
Hábeis de a mascarar de etapa triste,

Pois lá, destarte, dos cinco sentidos
Já não terá subordinado anelo,
Mas sim domínio pleno porque havidos

Por conquistar do amor sem paralelo
Onde viveu e vive os dons devidos
No imortal contexto, e mais singelo.

Sucinto comentário: O homem que se conscientiza de que já era antes de existir, e passa a viver de acordo com este princípio, estabelece um pleno equilíbrio com a Natureza, do que resulta um natural domínio sobre as coisas materiais: não as possui, nem almeja possuí-las, simplesmente porque não é por elas possuído, eis que se entende como espírito imortal. Conhece bem as cinco árvores de seu Paraíso, que são os cinco sentidos, amainados no verão e no inverno por seu domínio pleno sobre eles. É óbvia a conclusão: não provará a morte, pois já vivencia a vida eterna.

E.T.: Soneto escrito sobre o oceano Atlântico, no dia 18/07/2008, em viagem de Portugal para o Brasil.

Antonio Carneiro (Bélier)
V.N.Gaia - Portugal
02/04/2009

Observação final: Os textos sobre o Quinto Evangelho aparecem no blog aludido à mistura com muitos sonetos em homenagem ao clube de futebol do autor. Já tentamos falar-lhe sobre a não oportunidade disto, mas ele não aceita separá-los. Talvez por excentricidade, é torcedeor doente da Ferroviária (!).

Abraços da
Gladys Jesse

Salete Lemos disse...

Prezada Gladys
Agradeço pela visita e comentário.