quinta-feira, 16 de abril de 2009

Na infância, criança tem de brincar

Criança precisa desenvolver a fantasia e aproveitar o lado lúdico da vida; salto alto e maquiagem são para adultos


Desde cedo as crianças estão expostas às propagandas de produtos, tanto para adultos quanto para o público infantil. Esse excesso, desperta o desejo de ter tudo o que veem, independentemente se o item é adequado para a idade. Muitos pais compram as mercadorias sem imaginar a interferência que elas causam no crescimento e na saúde dos pequenos.

O ortopedista, Sérgio Roberto Fratti, explica as consequências de meninas usarem sapatos de salto alto. “Colocar este tipo de calçado provoca alteração do ângulo de carga. Muda o local de apoio do peso”, esclarece. A criança terá uma formação inadequada dos ossos dos pés. “Haverá uma fragmentação óssea provocada pelo esforço excessivo”, complementa.

Outra parte afetada são os ligamentos, pois uma garota ainda não tem labirinto (órgão que permite o equilíbrio do corpo) desenvolvido. “Recebo muitas meninas de 12 anos no consultório com fortes dores no tornozelo. Elas sofrem lesões nos ligamentos por causa das torções”, informa Fratti.

Ele aconselha que o uso frequente desses sapatos só ocorra depois de a garota menstruar pela primeira vez. “O risco de gerar problemas é diretamente proporcional ao uso”, conclui.

Na parte dermatológica, o médico Moisés Pimentel Albuquerque, diz que até os 12 anos a menina está com a pele em desenvolvimento, por isso a epiderme sofre mais com o uso de maquiagem. “O que mais acontece são as reações alérgicas”, afirma. O uso precoce de cosméticos faciais também contribui para o aprecimento precoce das espinhas.

Albuquerque orienta que se os pais não conseguem evitar que a criança use estes produtos, o correto é ensinar a garota a retirá-los. “Se não for removida a probabilidade de acarretar uma irritação ou alergia é grande”, revela. O único item liberado é o gloss labial.

O dermatologista sugere que os pais coloquem limites nos filhos. “Estabeleça uma meta. Por exemplo, usar apenas uma vez por semana e retirar depois”, diz.

A escolha e o limite cabem aos pais
Desde bebê, os pais devem ficar atentos e, principalmente, tentar entender a criança, pois este é o momento onde está em construção o psíquico do pequeno. É o período em que, baseado no que o adulto diz e ensina, a criança aprenderá a compreender e ver o mundo.

Segundo a psicanalista, Marta Dalla Torre Fregonezi, hoje, os pais tentam preencher os ideais pessoais com os filhos. “Uma menina não tem condição de escolher se vai usar um sapato com ou sem salto”, exemplifica.

Nestes momentos, o casal deve se questionar se o pedido não reflete uma vontade dos próprios pais. “Antigamente os filhos não participavam do mundo dos adultos. Eles eram vistos como são, crianças”, argumenta.

A especialista afirma que a a garotada precisa de espaço adequado à idade para brincar e criar as fantasias. “Eles são orientados como miniadultos.

Devem ler e escrever mais cedo e no futuro serem bons profissionais. Assim, são privados de ser criança”, analisa Marta.

Com o excesso de informação disponível, os pais ficam desorientados na hora de decidir como educar. “Os pais buscam modelos fora, mas antes não era assim. Sabia-se por instinto e por meio de valores transmitidos de geração em geração”, diz Marta. “Hoje, até como amamentar tem que ser ensinado”, completa.

Ainda de acordo com ela, os pais precisam aprender a dizer não, porque negar dói mais nos adultos do que nos filhos. “Eles precisam ser norteados, finaliza a psicanilista.


Fonte:http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2009/04/14/na-infancia-crianca-tem-de-brincar/

Nenhum comentário: