sexta-feira, 20 de março de 2009

Água em Marte é salgada, diz estudo

Cientistas americanos disseram nesta terça-feira que a água em forma líquida descoberta junto à sonda espacial "Phoenix", em Marte, é salgada e poderia estar presentes em outros lugares do planeta.
"Há muitas provas que mostram que a água salgada pode ser comum em Marte", disse Nilton Renno, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas, Oceânicas e Espaciais da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Renno, que integra o grupo de cientistas encarregado das operações da Phoenix, ressaltou que esta é a primeira vez que foi detectada e fotografada água líquida fora da Terra.
"A água líquida é um ingrediente essencial para a vida. Esta descoberta tem implicações importantes para muitas áreas, incluindo a possibilidade de haver vida em Marte", disse.
Até o momento, os cientistas achavam que a água existia no planeta apenas em forma de gelo ou vapor, devido às condições de temperatura e pressão.
O estudo revelou que foram feitas fotos que mostram gotas de orvalho em uma parte da estrutura da sonda.
A "Phoenix" chegou a Marte em maio de 2008 e transmitiu dados à Terra até o início de novembro. Os cientistas, no entanto, seguem analisando as informações.
Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2009/03/17/agua-em-marte-salgada-diz-estudo-754885370.asp

Nenhum comentário: