sábado, 20 de dezembro de 2008

Planetário realiza peça infantil sobre Natal e Astronomia



Agência Pará

Qual a relação entre Natal e Astronomia? Na peça infantil "As Descobertas do Natal", com apresentação marcada para sexta-feira 19, no Planetário do Pará, cerca de 20 alunos do projeto Clube Jovem Com Ciência mostram que os dois assuntos estão intimamente ligados. Organizada e encenada por crianças de escolas públicas do entorno do Planetário, a montagem reúne teatro e ciência dentro do contexto natalino.
"É a terceira turma do Clube Jovem com Ciência. Nossa idéia é trabalhar questões ligadas à astronomia e ao meio ambiente com esses alunos de escolas públicas. Na peça, essas crianças contam três histórias. E uma delas é a da viagem dos Três Reis Magos, que seguiram uma estrela até a região onde nasceu Jesus Cristo", explica Raimundo de Castro, um dos coordenadores do projeto.
Ao longo da apresentação, dividida em três esquetes, são discutidos vários temas dentro da astronomia, entre eles os movimentos e características dos planetas do Sistema Solar. O roteiro foi idealizado pelos próprios alunos do projeto, que cursam o Ensino Fundamental nas escolas públicas "Professora Santana Marques", "Panorama XXI" e "Maestro Waldemar Henrique".
Na primeira história, os pequenos atores encenam o deslumbramento das crianças com a profissão dos astronautas. Na segunda, os alunos do projeto fazem um "amigo invisível planetário", como se os corpos celestes trocassem presentes entre si. E, no final, as crianças contam a história do nascimento de Cristo e da Estrela do Natal. "A peça é o produto final de três meses de trabalho com essas crianças", explica Manoel Reinaldo Elias Filho, diretor do Planetário do Pará.
O objetivo do projeto, segundo Reinaldo, é despertar o interesse das crianças para o mundo científico. "Não é apenas um objetivo social. Queremos mostrar que eles podem ser pesquisadores da área científica e ambiental", explica. Na programação do evento, também haverá entrega de presentes para os alunos do projeto, um coquetel e uma sessão de cúpula do Planetário do Pará.
Serviço: - Apresentação da peça infantil "As Descobertas do Natal", na sexta-feira 19, às 14h, no Planetário do Pará. Entrada Franca. Informações: 3232-1144 / 3232-1177.

Fonte:http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=37224

Nenhum comentário: