domingo, 7 de dezembro de 2008

Festival de Havana aplaude de pé filme sobre Che

Beníco Del Toro fala com imprensa após exibição do filme. (EFE)

Uma longa ovação, com os espectadores de pé, foi a resposta do público cubano aos dois filmes de Steven Soderbergh sobre Ernesto Che Guevara, que durante quase cinco horas inauguraram na noite de sábado a nova edição do Festival de Cinema de Havana.
O protagonista das duas produções, o ator porto-riquenho Benicio del Toro, estava presente na projeção e também foi ovacionado. Na coletiva de imprensa, o ator disse desejar que Cuba e Estados Unidos dialoguem e se entendam.
"Tomara que nosso filme ajude para que se entendam mais", afirmou, explicando que histórias como "El argentino" e "El guerrillero" servem para que as pessoas aprendam a se conhecer e "abram mais a cabeça".
"O filme é excelente", afirmou o general (reformado) Rogelio Acevedo, presidente do Instituto de Aeronáutica Civil de Cuba, representado na primeira produção, quando se uniu à guerrilha quando adolescente. Na sexta, o jornal oficial cubano Granma também elogiou os filmes de Steven Soderbergh sobre Ernesto Che Guevara.
"Os dois filmes são mais positivos que negativos (...) Trata-se de uma abordagem respeitosa da tão lendária figura, sem que por isso deixe de estar presente - e seria muito difícil que assim não fosse - a polêmica tanto no referente ao tratamento de certos conteúdos históricos, como suas conotações estéticas".
"Che, El argentino" e "El guerrillero" também foram apresentados pelo ator Rodrigo Santoro, que interpreta o jovem Raúl Castro, atual presidente de Cuba. Os dois filmes, por outro lado, foram repudiados na quinta-feira pelos exilados cubanos em Miami, onde a polícia precisou montar uma barricada frente ao Teatro Byron Carlyle, os foram exibidos.
Fonte:http://cinema.terra.com.br/interna/0,,OI3378101-EI1176,00-Festival+de+Havana+aplaude+de+pe+o+filme+sobre+Che.html

Nenhum comentário: