domingo, 17 de agosto de 2008

Pais ignorantes culpados por abuso de drogas de adolescentes

"Pais que falham em monitorar as atividades de seus filhos em idade escolar e deixam medicamentos controlados em locais de fácil acesso são grandes contribuintes para o abuso de drogas juvenil, de acordo com uma nova pesquisa.

O relatório baseado uma pesquisa que olha para os “pais problema” – que facilitam que seus filhos adolescentes fumem, bebam álcool ou usem drogas ilegais e medicamentos porque não sabem o onde seus filhos estão durantes as noites dos dias da semana – falham em deixar os medicamentos controlados fora do alcance e não falam sobre os perigos do abuso de drogas e do álcool.
O relatório foi baseado em uma pesquisa conduzida pela Universidade de Columbia, EUA.

Entre as maiores descobertas da pesquisa:

-Quase metade dos adolescentes entre 12 e 17 anos disseram que freqüentemente saíam de casa para ficar com os amigos durante os dias da semana, mas apenas 14% dos pais disseram que seus filhos faziam isso.

-Um terço dos adolescentes que tinham amigos que abusavam de medicamentos prescritos disseram que seus amigos conseguiram as drogas no armário de remédios em casa e outro terço disse que amigos ou colegas facilmente poderiam fornecê-los.

-Um em cada quatro adolescentes disse que sabia que um dos pais de um colega (ou que conheciam um amigo) que fumava maconha e 10% disse que estes pais fumavam maconha com adolescentes.

-Pela primeira vez mais adolescentes disseram que drogas farmacêuticas eram mais fáceis de conseguir do que cerveja. A percentagem de adolescentes que considerava as drogas prescritas como a mais fácil aumentou 46% em apenas um ano.

“As crianças estão conseguindo estas drogas em casa ou da casa de amigos, mas há uma tremenda desconexão ou negação com os pais sobre isso”, disse Joseph A. Califano Jr. um dos responsáveis pela pesquisa.

Outra pesquisa também revelou uma grande lacuna entre os comportamentos dos adolescentes e conhecimento dos pais sobre estes comportamentos.

Mais de sete em cada dez adolescentes disse que o estresse na escola era a causa mais importante para estes comportamentos e apenas 7% dos pais reconheceu que essa poderia ser a causa possível para abuso de drogas por parte dos seus filhos.

Um em cada cinco adolescentes da pesquisa disse que havia abusado de drogas farmacêuticas e 41% consideraram estas drogas mais seguras do que drogas ilegais. Existem mais de 40 medicamentos de prescrição que podem ser usadas desta maneira.

Uma dica útil seria que os pais fizessem um inventário dos medicamentos prescritos que existem em cada e joguem fora os vencidos, especialmente sedativos, tranqüilizantes, analgésicos e drogas para déficit de atenção.

Os pais também devem considerar fechar com chave quaisquer drogas que possam ser abusadas.

Converse com seus adolescentes

A perda do ator Heath Ledger em janeiro por causa de abuso de drogas levantou várias questões sobre o problema, fazendo com que muitos adolescentes soubessem que os medicamentos da farmácia podem ser tão fatais quanto as drogas que circulam nas ruas, quando usadas em excesso.

A fama do ator por causa do popular filme Batman, o Cavaleiro das Trevas também mostra uma oportunidade única para que pais falem com seus filhos sobre o abuso de drogas prescritas e em geral.

“Pergunte a eles o que eles pensam sobre o que ocorreu com o ator e ouçam-nos de verdade. Conversas assim fazem a diferença. Você não se deve tentar assustá-los com um longo monólogo, mas sim ter várias conversas mais curtas que não tão amedrontadoras."

Fonte:http://hypescience.com/abuso-drogas-adolescentes/

Nenhum comentário: