quarta-feira, 30 de julho de 2008

Primeiro eclipse do século na China pode levar azar aos Jogos


Eclipse do Sol será observado por 1 bilhão de pessoas.

O eclipse total do Sol, o quinto do século XXI, escurecerá a China na próxima sexta-feira, a uma semana da inauguração dos Jogos Olímpicos de Pequim, segundo o Instituto de Mecânica Espacial e Cálculo de Efemérides (IMCCE) de Paris.
Esse eclipse será visível por 1 bilhão de pessoas em seu percurso do "nordeste do Canadá (9h30 GMT/6h30 de Brasília), passando pelo noroeste da Groenlândia, oceano glacial Ártico, norte siberiano e o oeste da Mongólia", até ser concluído na China (11h20 GMT/8h20 de Brasília), de acordo com o site do IMCCE.
Devido ao eclipse solar, os supersticiosos chineses acreditam que a ocorrência deste fenômeno a apenas uma semana do início dos Jogos poderá anular o trabalho feito para escolher a data de abertura do maior evento esportivo do mundo. Os organizadores das Olimpíadas levaram em consideração a numerologia para definir a data e a hora da abertura, com o objetivo de tentar garantir uma 'boa sorte' ao evento.
Em meio a algumas catástrofes naturais que atingiram a China nos últimos meses, como o terremoto de 8 de maio, responsável pela morte de mais de 70 mil pessoas e as enchentes que desabrigaram milhares de pessoas, o povo chinês acredita que a ocorrência do eclipse é mais um fenômeno natural que poderá trazer sorte ou azar ao país. Segundo crenças comuns na China, fenômenos naturais podem indicar a chegada de sorte ou azar à vida da população.
Neste próximo 1º de agosto, a China assistirá seu primeiro eclipse solar deste século, que poderá ser visto primeiramente na região autônoma ocidental de Xinjiang, para, em seguida, dirigir-se ao leste, nas províncias de Gansu e Ningxia, até chegar a Shaanxi e terminar em Henan.

Fonte:http://afp.google.com/article/ALeqM5iaRjj8SMVU42Dw1mPbAQCwHmSeaQ
e http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias/bin/noticia.php?chid=121&nwid=45546

Nenhum comentário: