quarta-feira, 30 de julho de 2008

México tem mercado paralelo do pentobarbital, droga que induz à morte

“Cocaína?”, gritou um traficante que trabalhava na miserável Avenida Revolución de Tijuana, em uma noite recente.
“E garotas?”
Quando nenhuma das ofertas produziu a resposta desejada, ele tentou outra: “Charutos cubanos?”
Ele poderia ter continuado por muito mais tempo recitando o extenso menu de contrabando de Tijuana. No entanto, um produto oriundo dessa cidade de fronteira ganha de todos em termos de potencial para chocar: a morte na garrafa.
A droga, o pentobarbital, é mortal ao colocar a pessoa para dormir e é estritamente controlada na maioria dos países. Mas pessoas velhas e doentes buscando uma forma rápida e indolor de pôr fim às suas vidas dizem que não existe lugar mais fácil no mundo do que o México para obter o pentobarbital, um barbitúrico comumente conhecido como Nembutal.
Antes amplamente disponível como sedativo, hoje ele é usado na maioria das vezes para anestesiar animais durante cirurgias e para sacrificá-los. Pequenas garrafas da sua forma líquida concentrada, suficientes para matar, podem ser encontradas não nas prateleiras de muitas farmácias de descontos em Tijuana, mas em pet shops, que vendem uma grande variedade de animais, assim como medicamentos e outros produtos específicos.“É no México onde o Nembutal está mais disponível”, afirma o “The Peaceful Pill Handbook”, um livro que fornece detalhes sobre métodos para acabar com a própria vida. Co-escrito por Philip Nitschke, fundador do Exit International, um grupo australiano que assiste pessoas que querem acabar com a própria vida cedo, o livro foi banido na Austrália e na Nova Zelândia.

Leia a íntegra na

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL703501-5602,00-MEXICO+TEM+MERCADO+PARALELO+DO+PENTOBARBITAL+DROGA+QUE+INDUZ+A+MORTE.html

Nenhum comentário: