segunda-feira, 17 de março de 2008

Hackers podem atacar corações humanos


SÃO PAULO – Esta é, literalmente, de matar. Dispositivos para cardíacos, como marca-passos e desfibriladores, são vulneráveis a ataques de hackers.
A notícia saiu no New York Times. Pesquisadores de segurança digital descobriram que é possível acessar, sem fio, esses aparelhos para cardíacos. A equipe, ligada à Universidade de Massachusetts, vai apresentar um trabalho sobre o tema no simpósio de segurança e privacidade da IEEE, na próxima quarta-feira.
Segundo os pesquisadores, eles conseguiram, em laboratório, reprogramar e desligar um dispositivo que é uma combinação de marca-passo com desfibrilador. Também foram capazes de produzir no aparelho descargas elétricas que poderiam ser fatais numa pessoa.
A equipe disse ainda que foi capaz de ler dados de um usuário do aparelho no microrrádio que fica embutido no aparelho. Os desfibriladores são dispositivos que aplicam pequenos choques em corações com batimento irregular para fazê-lo entrar em ritmo normal. Os marca-passos estimulam o coração a acelerar ou retardar os batimentos.
"Os riscos para pacientes agora são muito baixos, mas creio que possam crescer no futuro", diz Tadayoshi Kohno, um dos líderes do projeto. A matéria também ouviu fabricantes de aparelhos. Alguns informam que usam criptografia e outras tecnologias de segurança justamente para minimizar esses riscos.
Fonte:http://info.abril.com.br/aberto/infonews/032008/14032008-21.shl

Nenhum comentário: