sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Febre Amarela


O que é a Febre Amarela?
Doença febril aguda, de gravidade variável, causada por um vírus, que compromete vários órgãos, sendo o fígado e os rins os mais atingidos.
Como se manifesta?
Primeiro, o doente apresenta dor de cabeça, em seguida aparece febre alta, calafrios, olhos congestionados, vômitos e icterícia. Os casos graves apresentam hemorragias, delírios e convulsões, que geralmente levam à morte.
Como se transmite?
A Febre Amarela Silvestre ocorre nas florestas, matas e áreas rurais da região endêmica. A transmissão se faz através da picada de mosquitos silvestres (Haemagogus e Sabethes) infectados pelo vírus.
A Febre Amarela Urbana ocorre nas cidades.A transmissão se faz através da picada do Aedes aegypti infectado.
Como prevenir
Vacinando-se.
A vacina contra Febre Amarela é fundamental para que você e sua família não adoeçam.
A partir dos 6 meses de idade deve-ser tomar uma dose de vacina e um reforço a cada dez anos. Apenas desta forma você estará protegido contra a doença.
A vacina contra Febre Amarela, na maioria da população não produz efeitos colaterais. Entretanto, observa-se que 2 a 5% dos vacinados podem apresentar dor local, febre, dores musculares e dor de cabeça com duração de 1 a 2 dias.
Informando-se
A vacina encontra-se disponível nas Unidades de Saúde, na área endêmica e nos serviços de portos, aeroportos e fronteiras em todos os Estados.
Existe tratamento?
Não existe tratamento específico para Febre Amarela.
O tratamento é apenas sintomático.
Se você apresentar alguns destes sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima.
Os casos graves devem ser tratados em Unidade de Terapia Intensiva, porque necessitam de cuidados especiais e assistência médica.
Importante
Só com a participação consciente de todos, será possível evitar a reurbanização da Febre Amarela.
Participe! Vacine-se!

Nenhum comentário: