terça-feira, 14 de abril de 2009

Vaticano veta indicados de Obama para embaixada do país


O Vaticano vetou três indicados de Barack Obama ao cargo de embaixador americano no Estado papal e aumenta a animosidade entre os dois países. A Casa Branca e a Igreja Católica Romana criticou decisões de Obama sobre o apoio a estudos com células-tronco e direitos de aborto, informou o The Guardian.
Fontes do Vaticano disseram ao jornal italiano Il Giornale que entre os rejeitados estavam Caroline Kennedy - John F. Kennedy - e outras pessoas que teriam opiniões diferentes da Igreja sobre temas como ciência e saúde pública.
O Il Giornale descreveu os vetos como uma tentativa do Vaticano de "medir forças" com o governo de Barack Obama. Grupos católicos classificaram a indicação de Caroline Kennedy como "inapropriada" e "um insulto calculado aos dogmas da Igreja", pela posição favorável ao aborto da advogada.
O Vaticano também recusou o nome de Douglas Kmiec - um professor de direito constitucional que apoiou Obama durante a corrida eleitoral americana. No entanto, o Vaticano afirma que não houve veto, pois nenhum americano foi oficialmente indicado para o cargo.

Nenhum comentário: