terça-feira, 6 de outubro de 2009

Edifício do Povo - Xangai - Expo 2010

As imagens mostram o projeto deste edifício, que se pode considerar uma bela obra arquitetônica.Dois corpos arqueados emergem (um do solo, outro da água) em direção ao céu, unindo-se no topo e fundindo-se num monumental edifício único de formas arrojadas, semelhante a um tubo de aço perfurado e dobrado por uma força imensa.

Seu perfil tem a configuração de um dos caracteres do alfabeto chinês, o que significa "pessoas".Assim será o Edifício do Povo na "Expo 2010", em Xangai, na China.

A forma peculiar deste edifício comporta, na perspectiva da filosofia oriental, um simbolismo que vai para além da semelhança com o sinal caligráfico com o qual se identifica.Assim, o corpo que emerge da água é dedicado a atividades de cultura física, desportos, etc., enquanto o corpo emergente da terra tem como destino atividades de "enriquecimento espiritual", onde funcionará um centro de conferências e muitas outras atividades intelectuais.


A partir do ponto de encontro destes dois corpos, onde o edifício se torna um só, ficará instalado um hotel com capacidade de 1.000 alojamentos.



Fonte: e-mail

Nenhum comentário: