segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cidade quer criar Parque Arqueológico Cotia-Pará


Na segunda quinzena de agosto, Cubatão começa a desenterrar seu rico passado histórico por meio de escavações no Cotia Pará II, o segundo maior sambaqui do Estado de São Paulo.

Os trabalhos têm finalidade científica e educativa. Os primeiros esqueletos já descobertos, sepultados em meio a cascas de mariscos calcificados, têm entre cinco e oito mil anos antes da nossa época.

A área é uma ilha localizada a cerca de 300 metros do Parque Ecológico Cotia Pará, no km 57 da Via Anchieta, do lado oposto ao lago do Jardim Nova República. Sambaqui é uma montanha de conchas onde se encontram sítios funerários.

Doutor em arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP), o arqueólogo Manoel Mateus Bueno Gonzalez, diretor do Centro Regional de Pesquisas Arqueológicas (Cerpas), avalia que haja mais esqueletos e esculturas feitas por esses cubatenses pré-históricos enterrados em outros sambaquis da cidade, atestando a presença humana mais antiga da região.

O objetivo do especialista é documentar a pesquisa e, até o final do próximo ano, criar o Parque Arqueológico do Vale do Cotia-Pará, na Região do Rio Paranhos, em Cubatão. Futuramente, um pontilhão de madeira, sustentado sobre o mangue, vai permitir visitas monitoradas a essa ilhota, onde os habitantes primitivos da região (homens com cerca de 1m60 de altura e mulheres dez centímetros mais baixas, em média) viviam e se alimentavam de peixes, ostras, raízes e frutos silvestres.

Segundo o diretor do Cerpas, a intenção é transformar o local em mais uma atração turística da Cidade.

Fonte: http://atribunadigital.globo.com/bn_conteudo.asp?cod=427133&opr=123

Nenhum comentário: