quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Chuva de meteoros



Pequenos meteoros brilhantes serão visíveis hoje à noite, por vezes à média de um por minuto, numa chuva de estrelas provocada pela entrada na atmosfera de poeiras de um cometa.
Chama-se Perseidas este fenômeno anual, em que a Terra segue em uma determinada direção no seu movimento de translação e os meteoros vêm da direção da constelação de Perseus, sendo alguns deles bastante brilhantes.
Nos Estados Unidos, o melhor horário para observar o fenômeno será entre meia-noite e cinco da manhã de quarta-feira(12), mas também na noite de quarta o fenômeno poderá ser visto, se o tempo permitir.
Os únicos impecilios ao show podem ser o mau tempo, ou o excesso de luminosidade da lua. Lamentavelmente, esta semana, a lua estará com grande luminosidade, o que poderá prejudicar a visão do espetáculo dos meteoros.
Apesar do pico da chuva ocorrer somente em um ou dois dias, as Perseídeas duram quase um mês, indo de 23 de julho a 22 de agosto. Neste período, a Terra passa por uma gigantesca esteira de poeira espacial que foi deixada em 1992 pelo cometa Swift-Tuttle 1862, na época em que se aproximou do Sol pela última vez.
Nos dias 11 e 12 de agosto a Terra cruza a região mais densa da esteira e a Terra experimenta o pico da chuva, com taxa estimada de até 80 fragmentos por hora, o que faz da Perseídea uma das mais intensas chuvas de meteoros.
A chuva recebe este nome devido ao seu radiante estar localizado na constelação de Perseu, de onde parece brotar, mas que nada tem a ver com chuva. Enquanto as estrelas da constelação estão há muitos anos-luz de distância, a chuva de meteoros acontece bem próximo de nós, nas altas camadas da atmosfera.

Nenhum comentário: