domingo, 3 de maio de 2009

Significado de "Vigiai e Orai"

Normalmente os conflitos são gerados por incompatibilidade entre as crenças internas e a vida que vivemos. Todos os atos antes praticados para se resolver determinada situação já não funcionam mais. Por exemplo: sempre resolvemos as coisas gritando ou chorando ou nos colocando como vítima, etc. mas seja como for, não funciona mais! É preciso fazer diferente. Nem igual nem contrário: diferente! Não dá mais para se viver alienado de si mesmo.
Tem uma passagem da bíblia que diz: Orai e Vigiai.

Psicoterapia, como processo de autoconhecimento, é exatamente isto! Explico em tempo...O que JESUS quis dizer quando disse Orai? O que é orar? O que significa o gesto de orar? Orar quer dizer conversar com Deus.

A psicoterapia tem exatamente esta função: nos coloca numa posição de conversar com nosso Deus interior - nosso Eu superior - numa posição de interiorização. Temos a possibilidade de nos conectar com nossa essência – que Jung chamou de SELF – e que é aquela energia poderosa que está dentro de nós e que sabe mais que do nosso pobre ego o que é melhor para o seu próprio desenvolvimento e evolução. Quando vamos buscar nesta fonte – no SELF (em DEUS) – a sabedoria necessária, saímos revitalizados e fortalecidos.

Passemos então para a segunda parte: Vigiai. O que podemos entender com essa colocação? O que isto quer dizer? O que Ele quis dizer quando sugeriu Vigiai? Vigiai é olhar, observar atentamente. O que devemos observar atentamente? A nós próprios!

Faz parte do processo de autoconhecimento nos observarmos, prestando atenção aos nossos próprios comportamentos (nossas reações emocionais) e pensamentos (nossas crenças e opiniões sobre as coisas e pessoas), que revelam nossos sentimentos e crenças a respeito de nós mesmos).

Vigiai! Observe atentamente a você mesmo e às pessoas a sua volta: como você reage a elas e como elas reagem a você. Observe atentamente como você resolve as situações que vive. Observe atentamente cada gesto e movimento seu... seus comportamentos.
Vigiai! Observe atentamente como você julga as situações e as pessoas. Quais são os seus pré-conceitos? Observe a quê você dá valor. Perceba se seu comportamento e valores estão congruentes.

Poderá então constatar vários porquês; entre eles: porque sua vida está como está e seus relacionamentos estão como estão. Tudo está assim, pois é fruto de suas escolhas no decorrer da sua vida.

Perceberá, portanto, que tudo está como deveria estar, simplesmente! Está feliz? Se está, vá em frente, caso contrário, mude. Não é uma empreitada fácil, mas é possível. Pois, por maior que seja o conflito, é possível mudar, redirecionar a vida e ser realmente feliz. Porque a verdadeira felicidade é construída com autoconsciência e auto-amor.

Quer a receita da felicidade?
- Orai e Vigiai!

Excerto do texto de Maria Aparecida Diniz Bressan

Fonte:http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=02786

3 comentários:

Sergio Bianchi disse...

Salete:
Eu tinha noções em ordem geral do que ia encontrar aqui...
Latim... Estudei no colégio...
Prefixos e Sufixos.
Coisa que hoje, ninguém mais faz...
Cá entre nós, nem existe mais colégio.
Lí atentamente, e só posso agradecer... Outro dia estava rindo com um comentário desses perdidos na NET...
Uma pessoa que sonhava em ir para Antártica ver os Ursos Polares...
É triste!
Não verá Urso algum lá.
E ainda terá gasto dinheiro de bobeira.
Se isso fosse possível.
Lembro que "anti-árktos", vem o grego e significa "sem Urso".
Bom... Mas isso é outra coisa.
Adorei!
O blog tá demais!
Beijos!

Salete Lemos disse...

Sérgio
Obrigada pela visita e comentário.

Anônimo disse...

Eu fiquei muito agradecida,
pela a clareza do significado
vai ser muito útil ...o que mais preciso mudança...Orar faço orações constatemente...
Obg!