terça-feira, 26 de maio de 2009

Lei antifumo

Atualmente está sendo veiculada pela TV, na cidade de São Paulo, uma propaganda do governo do estado a favor da lei 13.541/09, conhecida como lei antifumo.

No dia 19/05/09, foi publicado no portal Terra a seguinte notícia: "Poluição pode causar até infarto em atletas de rua".
O link é este:http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI3772549-EI1497,00-Poluicao+pode+causar+ate+infarto+em+atletas+de+rua.html

Pergunta:
- Porque o governo não toma providências contra a poluição na cidade já que a fumaça faz tanto mal à saúde?

Seria uma grande empreitada e envolveria gente graúda e amiga do governador?
Não seria interessante para o apoio político?

Isso é claro!!!

Eu sei que o direito de um, termina onde começa o direito do outro. Mas onde está o nosso livre arbítrio?

Fumaça por fumaça...odeio a de óleo diesel.

2 comentários:

Read Aued Guirar disse...

As leis existem para melhorar a qualidade de vida, o que não existe é fiscalização e punição. Isso custa dinheiro, aí o poder executivo emprega gratuitamente os próprios cidadãos. É aquela história dos exércitos populares contra a inflação. Lembra?
Mas a lei anti fumo é boa e civilizada.

Fui lá ver o texto da lei.
O Art.6º inciso V garante que eu posso montar minha academia de ginástica para fumantes, meu restaurante para fumantes, meu shopping para fumantes, até um supermercado para fumantes, se eu quiser. Ah, também posso montar uma agência bancária para fumantes. Os não fumantes que quiserem frequentar meus estabelecimentos serão benvindos. Não vão precisar comer na calçada porque vou fornecer cigarros virtuais para eles. Não é bom?

Isso quer dizer que a lei é boa sim. Temos que reconhecer. Não vejo nenhuma inconstitucionalidade nela.

O que salvou a lei foi o art 6º. Afinal ela não me nega o direito ao meu estilo de vida. Adoro fazer compras com um cigarrinho aceso na mão. Os empresários de bares e restaurantes que quiserem tirar a dúvida, é só dividir ao meio o seu estabelecimento. É caso encerrado.

...................................

Ah, eu esqueci de dizer. Na minha boate para fumantes o sistema de exaustão do ar poluído e recomposição com ar puro vai ser perfeito. Os não fumantes podem aparecer que não vão sentir a menor diferença. Vão poder desfrutar da companhia do seu amigo fumante inveterado, mas podre de rico. Eu só não vou poder garantir que ele deixe de fumar pra se casar com uma não fumante. Ela vai ter que escolher entre aquele diamante azul com cheiro à nicotina ou o céu azul com perfume de lavanda. Céu azul com perfume floral tamém é bão.

........

Se eu não estivesse tão ocupado com outros problemas, eu ia convocar a imprensa para fotografar e reportar minha prisão em flagrante por fumar em restaurante. Depois me candidatava a deputado federal. Os fumantes me elegeriam, com certeza.

...........

Há trinta anos atrás eu fui ao Kan El Kalili, um restaurante árabe com bailarinas de dança do ventre, que fica no Paraíso, na capital paulista. Lá já era proibido fumar... há trinta anos! Os fumantes iam assim mesmo porque o prazer de ver as maravilhosas bailarinas superava o prazer do cigarro. Ninguém fumava e o ambiente tinha uma atmosfera deliciosa. Acho que ainda é assim.

Do mesmo modo, se o Alex Atala permitir o cigarro no seu restaurante, os não fumantes não deixarão de ir porque o prazer de degustar sua culinária compensa dez anos a menos de uma vida de senilidade insuportável, cheia de reumatismo, solidão e de preconceitos à volta.

Salete Lemos disse...

Olá Read
Obrigada pela visita e comentário.
(gostei do "diamante azul")