sexta-feira, 3 de abril de 2009

De olho no céu

Arquivo pessoal

Astrofísico da USP Augusto Damineli estreia coluna mensal no site de Pesquisa FAPESP

O site de Pesquisa FAPESP conta com mais um colaborador, o astrofísico Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). O pesquisador passa a assinar a coluna mensal "De olho no céu", que tratará de temas ligados ao estudo do espaço e do Universo. "O brilhante desempenho da astronomia profissional brasileira, que vem crescendo 15% ao ano sem parar ao longo de três décadas, tem tido uma excelente receptividade pública", diz o cientista.
O primeiro artigo de Damineli fala de uma das atividades do Ano Internacional da Astronomia que tem início justamente hoje: o evento "100 Horas de Astronomia", que deve atrair cerca de um milhão de pessoas para mais de 1.500 atividades de divulgação científica agendadas entre os dias 2 e 5 deste mês. No artigo, Damineli mostra que o Brasil é o segundo país do mundo com mais atividades programadas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Acesse aqui o artigo.
Damineli é professor titular do IAG-USP e representante do Brasil para o Ano Internacional da Astronomia. Sua pesquisa científica se concentra no estudo de estrelas massivas. Seus estudos sobre a estrela Eta Carinae obtiveram repercussão mundial. Na área de divulgação científica, publicou um livro e escreveu mais de 100 artigos em jornais e revistas de grande circulação. Também participou em seis roteiros de vídeos científicos para a série "Minuto Científico" da TV Cultura de São Paulo, que ganhou três prêmios internacionais. Organizou ainda diversas exposições para o grande público, como "Halley em Máxima Aproximação", que foi visitada por 70 mil pessoas.

Fonte:http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=5469&bd=2&pg=1&lg=



Nenhum comentário: