segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Centenário de Carmem Miranda

Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu em 9 de fevereiro de 1909 na freguesia de Marco de Canavezes, Província de Beira-Alta, Portugal. Veio para o Brasil ainda muito pequena, com apenas 10 meses de idade e foi criada bem no meio da zona boêmia carioca.
Adorava cantar.
Josué de Barros, compositor conhecido da época, quando a viu, percebeu seu potencial e resolveu investir sua carreira, pagando-lhe cursos de canto e dicção e, ainda encaminhando-a para todas as rádios e gravadoras. Este esforço não foi em vão. Logo veio a gravar seu primeiro disco.

Carmen Miranda era uma mulher baixinha...alguma coisa por volta de 1m 53. Em função de sua pouca estatura gostava de usar aqueles saltos enormes, plataformas (confeccionados a seu pedido para ganhar altura).
Por causa disso o radialista César Ladeira a batizou, carinhosamente, de “ A pequena notável”.

Além de "inventar" os saltos plataformas, foi a primeira artista "brasileira" a tirar sobrancelhas e mostrar sua barriguinha, o que para a época era um escândalo.Rosa cultivada pela empresa Roselândia, estabelecida em Cotia e batizada com o nome Carmem Miranda em sua homenagem.

Em 1939 é convidada por um empresário americanos para se apresentar nos EUA.
Carmen vai para a Broadway. Mas é impedida de levar a sua banda. Ela sabia que precisava de uma banda que soubesse tocar música brasileira, então recusa-se a partir sem a banda. Getúlio (então presidente brasileiro) ajuda-a a levar a banda consigo. Ela seria a imagem do Brasil nos EUA, a embaixadora da Boa-vizinhança.
E ela leva isso a sério, quase como uma missão: "Meus queridos amigos. Sigo para Nova Iorque onde vou apresentar a música da nossa terra. Às vezes tenho medo da responsabilidade. Lembrem-se sempre de mim que eu nunca os esquecerei."

Viveu alguns anos nos EUA, onde foi devorada pelos "leõe$".
Ela morreria na noite de 1955, aos 46 anos, caída no seu quarto com um espelho na mão.

Observem que nessa música, "South American Way", ela não consegue pronunciar corretamente a palavra "South" e diz "Sauce".




Fonte: web

Nenhum comentário: