quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Benefícios das frutas no Verão

Hidratantes, energéticas, vitamínicas e pouco calóricas. Consuma-as
Estas são algumas das propriedades saudáveis da fruta de verão, que agora, graças aos hipermercados, à exceção de algumas variedades, pode ser praticamente adquiridas em qualquer época do ano.
O Verão é a época do ano em que é mais fácil comer fruta. Por um lado, o leque de possibilidades alarga-se, por outro, a chegada do bom tempo propicia a ingestão de alimen­tos frescos. Assim, já não há desculpa que nos impeça de seguir as recomendações alimenta­res: ingerir duas a três frutas por dia.

Entre as propriedades destes frutos, destacam-se os seguintes benefícios:
Hidratantes
O seu elevado conteúdo de água (quase 80%) faz desta fruta um alimento com grande capacidade hidratante que não só cuida da pele, como favorece todo o seu metabolismo.

Nutritivas
São particularmente ricas em vi­taminas, minerais e fitoquímicos, entre eles, os flavonóides e fitofenóis, com poder antio­xidante, que combatem o envelhecimento celular.

Digestivos
A sua grande quantidade de fibra dietética favorece o funcionamento adequado do trânsito intestinal; além disso, são depurativas e saciantes.

Leves
Apesar de conterem uma boa dose de hidratos de carbono, provenientes da frutose, fornecem poucas calorias devido a sua elevada quantidade de água (morangos, uva, melão, melancia, pêssego...) e ao fato de não conterem gordura.

As frutas da época
Morangos

Quase não contêm glícidos e são uma fonte importante de vitamina C e bioflavonóides. Bons para: Combater o colesterol, depurar, evitar inflamações.
Uvas
Contêm taninos, polifenóis e fibra. Ricas em açúcares, não são, no entanto, recomendáveis em caso de excesso de peso ou diabetes. Boas para: Prisão de ventre, anemia e digestão.

As frutas só nos fazem bem pois, a riqueza de vitaminas só nos favorecem.

Nenhum comentário: