quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Vacina contra cocaína entra em fase de experimentação

A vacina contra a cocaína e o crack, elaborada em 1996, entra na terceira e última fase de experimentação humana. Essa fase é dedicada a estudos comparativos sobre a eficácia da vacina preparada pela Immunologic Pharmacological Corporation. A licença para a comercialização foi solicitada pelo grupo britânico Xenova.
Segundo o laboratório produtor, a vacina é composta por uma molécula de cocaína, ácido carbônico e uma proteína transportada da toxina da cólera asiática.
Na segunda fase experimental, 35 norte-americanos usuários de cocaína receberam quatro aplicações de 400 microgramas e, nos seus organismos, verificou-se a formação de anticorpos anticocaína.
Os anticorpos, grosso modo, aderem à cocaína ingerida e que ingressa na corrente sanguínea. Com a fixação, ocorre um bloqueio, a impedir a passagem para o cérebro.
Foram animadores os resultados colhidos na supracitada segunda fase, pois 75% dos 35 vacinados ficaram desintoxicados, "limpos", em 12 semanas. Dos submetidos à vacinação, 88% falaram de redução da euforia provovada pela ingestão da cocaína.
A experiência alcançou 114 dependentes de crak (cocaína sólida, de efeito mais rápido por ser fumada). Passadas 12 semanas e em face do uso das quatro doses da vacina, 30% dos testados não apresentavam resíduo de cocaína na urina.
Para os especialistas, tudo indica que a eficácia da vacina ficará comprovada e, em breve, o produto será colocado no mercado.

Fonte:http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3401233-EI6585,00-Vacina+contra+Cocaina+ultima+etapa.html

Nenhum comentário: