domingo, 28 de setembro de 2008

A brasileira que faz estágio no CERN


Na verdade (re)encontrei a Flavia de Almeida Dias, uma querida ex-aluna. Ela está concluindo o bacharelado em Física na USP até o final de 2008. E, para a minha surpresa, já com o doutorado na ponta da agulha, descobri que a Flavinha passou as férias de julho deste ano em estágio no CERN - Organização Européia para Pesquisa Nuclear na Suíça, mais precisamente no LHC - Large Hadron Collider, o maior e mais importante acelerador de partículas construído pelo homem, recém inaugurado, e que virou assunto mundial até mesmo entre os leigos em Física.

Ela faz parte do Sprace - São Paulo Regional Analisys Center, grupo de pesquisa coordenado pelo prof. Dr. Sérgio Noaes (Unesp) que trabalha em cooperação com o CERN no CMS - Compact Muon Solenoid, um dos quatro experimentos já instalados no LHC.

O CMS e o gigante ATLAS (o maior detector do complexo do LHC) são os dois "caçadores" do bóson de Higgs, a partícula que falta para validar de uma vez por todas o Modelo Padrão de partículas e interações. Assim, encontrar a caríssima Flavinha foi quase como encontrar o próprio bóson de Higgs! Afinal, se ele for mesmo detectado no LHC, ela certamente já estará por lá, trabalhando no CERN, em pleno doutorado, com a mão na massa, ou seja, com a mão no bóson!

Prof. Dulcidio Braz Júnior
Fonte:http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário: