sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Presidente da Vale diz que empresa também será beneficiada com pré-sal

O presidente da Vale, Roger Agnelli, afirmou hoje que a empresa também será beneficiada com as descobertas de petróleo na camada pré-sal do litoral brasileiro.
Além de possuir concessões para exploração de gás em parceria com a Petrobras e outras empresas, a Vale está otimista com o aumento no consumo de minérios para fabricar produtos utilizados no transporte e exploração de petróleo.
Agnelli disse que está otimista e que a Vale está preparada para atender a essa demanda.
"Para o pré-sal, vai ter de construir muitos navios, vai muito minério de ferro; vai ter muito material eletrônico, vai muito cobre", afirmou.
Regras do jogo
O presidente da Vale afirmou também que é possível beneficiar a população brasileira com as riquezas dessas jazidas sem que seja necessário alterar as regras atuais de concessão e exploração, discutindo apenas aspectos técnicos.
"É absolutamente justo e correto afirmar que, em uma descoberta desse porte, que realmente muda o patamar do país, a sociedade brasileira tem de ter um bom benefício. Há formas de se fazer isso respeitando a lei, sem rasgar contratos, sem nada", afirmou. "Dentro da atual lei de petróleo e de concessões, há espaço para se acertar tudo o que é preciso acertar.'
Agnelli disse também que o Brasil vai precisar investir muitos recursos para explorar essas riquezas e que, por isso, é importante trabalhar para que haja parcerias entre várias empresas.
"A parceria é fundamental para se ganhar velocidade em implantar o pré-sal. Se falta dinheiro, você não consegue fazer rapidamente. Se tem dinheiro e parceiros, mesmo estrangeiros investindo junto com a Petrobras e com outros parceiros aqui no Brasil, você consegue acelerar e trazer esse benefício mais rapidamente para a sociedade."

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u438877.shtml

Nenhum comentário: