sexta-feira, 18 de julho de 2008

Recupere o cabelo dos estragos causados pela progressiva

Muita gente se empolgou com a idéia de ter fios lisos e fáceis de cuidar sem precisar perder um tempão com o secador. O resultado a gente vê hoje nos salões: mulheres aos montes querendo “consertar” os cabelos estragados pelas chamadas escovas progressivas. É claro que existem progressivas que não agridem tanto os fios. O problema está naquelas que não são autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por conterem mais formol do que o permitido. “Uma escova progressiva com muito formol resulta em um afinamento excessivo dos fios, que ficam quebradiços e sem brilho, além de provocar ardor nos olhos e nas narinas”, afirma Junior Carvalho, cabeleireiro do C. Kamura.
Se você está no time das vítimas de uma progressiva mal feita, não faça nada sem antes consultar um bom cabeleireiro. Só ele pode analisar seus fios, verificar o tamanho do estrago e, assim, indicar o melhor tratamento.
Os mais indicados são aqueles que recuperam a queratina perdida dos fios, como a cauterização e a plástica capilar, indicada para cabelos que, além de fragilizados, estão ressecados. “A plástica é uma cauterização com hidratação, que recupera a força e a maciez dos fios, mas é um tratamento novo no mercado que só deve ser feito por profissionais qualificados”, explica Junior.
O preço destes tratamentos não é baixo (a cauterização custa cerca de R$ 180,00 e a plástica, R$ 300,00), mas a boa notícia é que, com cuidados especiais em casa, também é possível recuperar os fios. “O processo é mais lento, mas é possível”, diz Junior.
Comece escolhendo o shampoo. “Quem fez progressiva deve fugir de shampoos transparentes, que têm ação detergente, e de shampoos hidratantes demais porque o tratamento costuma deixar a raiz oleosa. Combine-o com um condicionador hidratante para fios danificados e, uma vez por semana, use uma máscara de hidratação profunda. Invista também em produtos com queratina na fórmula”, ensina o cabeleireiro.
Cortar as pontas também ajuda na recuperação dos fios. Segundo Junior, se eles estiverem muito agredidos, será preciso cortar um pouco mais na primeira vez. Depois, um corte a cada dois meses tira as partes mais estragadas sem mexer muito no comprimento.

Por Virgínia Vargas
Fonte:http://cristianaarcangeli.terra.com.br/site/beleza.aspx?flg=1&id=4260&id_categoria=64

Nenhum comentário: