sábado, 6 de dezembro de 2008

Iguanas enviadas pelos Correios são descobertas em raio-X

SÃO PAULO - Os filhotes de iguana foram descobertos por um funcionário dos Correios em uma encomenda enviada para São José do Rio Preto, a 451 quilômetros da capital. Os animais viajaram do Piauí até a cidade sem comida, água ou orifícios para ventilação na caixa. De acordo com a Polícia Ambiental, eles só foram descobertos porque se mexeram quando o pacote foi submetido a raio-X.
- O funcionário imediatamente nos acionou e fomos investigar o destinatário - contou o tenente Luiz Antonio Vaserino.
Segundo ele, no endereço de entrega, eles encontraram uma garota de 18 anos e um adolescente de 17 anos. Eles contaram aos policiais que compraram os animais pela internet e que não sabiam que eles não poderiam ser transportados sem identificação. A explicação não os isentou de uma multa de R$ 1.340,00 por animal por maus tratos. Eles também não ficaram com as iguanas, que foram encaminhadas para o bosque da cidade, onde estão sob cuidados veterinários. Os animais têm cerca de 10 centímetros cada. A polícia agora investiga o vendedor.
- Mesmo que as iguanas tenham vindo de um criador autorizado pelo Ibama, o vendedor não poderia comercializá-las em São Paulo. Em todo o estado, o comércio de iguanas, jabutis e jibóias está proibido por força de uma ação civil proposta pelo Ministério Público. Nem mesmo os criadores autorizados podem vender esses animais por aqui - diz Vaserino.
O tenente afirma que um termo circunstanciado por maus-tratos a animais foi lavrado e encaminhado para o Ministério Público. A mãe do adolescente deve ser responsabilizada.
Fonte:http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/12/05/iguanas_enviadas_pelos_correios_sao_descobertas_em_raio-x-586863120.asp

Nenhum comentário: