sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Rosto de Copérnico é recriado

Arqueólogos poloneses conseguiram nesta quinta-feira identificar os restos mortais do astrônomo Nicolau Copérnico com base em amostras de DNA obtidas a partir de um esqueleto e de fios de cabelo encontrados há três anos em uma catedral ao norte da Polônia. A partir das amostras, os pesquisadores prepararam uma reconstituição computadorizada de como era o rosto do astrônomo.
Copérnico morreu em 1543 e até hoje havia dúvidas a respeito de onde estariam seus restos mortais. "Agora temos a certeza de que o crânio achado em Frombork é o de Nicolau Copérnico", disse em entrevista o professor Jerzy Gassowski, do Instituto de Arqueologia de Pultusk.
Gassowski baseava sua teoria na existência de um retrato de Copérnico onde o cientista parecia ter o nariz quebrado e no fato de que o crânio enterrado na catedral tinha também o osso nasal partido, além de outras lesões que poderiam ser atribuídas a ele.
Copérnico é considerado o pai da astronomia. Foi ele um dos primeiros a relatar que o Sol, e não a Terra, está no centro do Sistema Solar. Além disso, o astrônomo foi o primeiro a afirmar que os planetas giram em torno de si mesmos e ao redor do Sol.
Os fios de cabelo foram encontrados no livro Calendarium Romanum Magnum, que pertenceu ao astrônomo. Segundo os cientistas, o crânio encontrado pertencia a uma pessoa que faleceu quando estava na faixa dos 70 anos, o que corresponde à idade que Copérnico tinha quando morreu, em 1543.
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/variedade/rosto-copernico-recriado-403677.shtml

Nenhum comentário: