sábado, 6 de setembro de 2008

'Capa da invisibilidade' poderia ser neutralizada


Depois que cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), anunciaram que estão mais perto de criar a 'capa da invisibilidade', através de materiais desenvolvidos com a capacidade de desviar a luz, pesquisadores da Universidade de Shanghai Jiao Tong , na China, afirmaram que - em teoria - já teriam condições de reverter esse efeito com uma 'anticapa da invisibilidade'.
Segundo informações publicadas pelo site Science Daily, os cientistas chineses afirmam que a sua anticapa da invisibilidade seria criada com um material capaz de 'trazer a luz de volta' ao objeto coberto por ela, fazendo com que ele voltasse a ser visível.
A pesquisa dos cientistas americanos que anunciava a capa da invisibilidade foi publicada pela BBC no mês passado. Segundo a agência, os materiais desenvolvidos por estes cientistas - chamados de meta-materiais - têm propriedades que fazem a luz 'se dobrar' de forma não natural.
Bastaria cobrir um objeto com uma capa feita por estes meta-materiais, que o objeto pararia de absorver e refletir a luz. No lugar disso, a luz desviaria dele e iluminaria o que estivesse atrás, tornando-o assim invisível.
De acordo com o Science Daily, o material da anticapa dos cientistas chineses teria propriedades ópticas que corresponderiam de uma forma 'perfeitamente oposta' às propriedades dos meta-materiais criados pelos americanos. Este material chinês receberia a luz desviada pela capa da invisibilidade e a 'guiaria de volta', tornando o objeto visível novamente.
Mas não é apenas para neutralizar os efeitos da capa da invisibilidade que o material chinês seria usado.
Segundo os pesquisadores da China, a capa da invisibilidade tem um problema: não permite que uma pessoa coberta por ela veja o que está do lado de fora. Para quem estivesse dentro, a capa faria 'desaparecer' também tudo o que estivesse fora dela.
A anticapa da invisibilidade resolveria o problema. Se o material fosse adicionado à camada interna da capa da invisibilidade, a pessoa coberta por ela poderia ver sem ser vista, criando o disfarce ideal.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3161360-EI8146,00-Capa+da+invisibilidade+poderia+ser+neutralizada.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Salete
Obrigado pela sua visita
O meu e-mail: aacdf.df@gmail.com.
O seu blog continua com artigos excepcionais.
Uma óptima semana
Abraços
Caminhante