terça-feira, 5 de agosto de 2008

Prédios de SP recebem grafite eletrônico durante festival

Um cinema de altíssima definição, com resolução 24 vezes maior do que a imagem de TV com a qual estamos acostumados, e um grafite eletrônico feito a laser, já projetado na ponte do Brooklyn (Nova York) e no Coliseu (Roma), são os principais destaques da 9ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o File.

Um dos maiores eventos de arte e tecnologia no Brasil e na América Latina, o festival reúne, a partir de amanhã, na Galeria de Arte do Sesi, instalações interativas --pelas quais ficou conhecido--, música eletrônica, filmes, jogos e palestras, além de uma mostra dedicada a invenções e inovações.

O grupo Graffiti Research Lab, de Nova York, traz ao Brasil uma caneta a laser com a qual é possível grafitar grandes dimensões, como superfícies de prédios, graças a uma projetor de grande escala. Durante o evento, a caneta deve "passear" por São Paulo --os organizadores não divulgaram o itinerário.

Apesar das várias vertentes que abrange, a mostra não tem uma proposta curatorial ou uma preocupação em selecionar os trabalhos a partir de uma característica comum, mas sim compilar produções artísticas das artes eletrônicas e digitais.

"Queremos mostrar a multiplicidade de produções da cultura digital", diz Paula Perissinoto, uma das organizadoras do evento. Segundo ela, o festival espera receber 55 mil visitantes até o final deste mês.

"File 2008 Milhões de Pixels", como foi batizada esta edição, faz referência ao cinema de tecnologia 4K, com imagens de 8 milhões de pixels por "frame".

"A resolução do 4k é bem maior do que a que estamos acostumados. Isso muda a nossa escala de percepção", diz Ricardo Barreto, organizador do evento, que tem, pela primeira vez, uma mostra com 14 títulos elaborados com essa tecnologia. Com uma resolução bem mais modesta, o File também apresenta uma mostra dedicada a documentários sobre música e cultura eletrônica.

FILE
Quando: a partir de amanhã; seg., das 11h às 20h; ter. a sáb., das 10h às 20h; dom., das 10h às 19h; até 31/8
Onde: Galeria de Arte do Sesi (av. Paulista, 1.313, tel. 0/xx/11/3146-7405); mais informações no site oficial
Classificação indicativa: livre
Quanto: entrada franca

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u429299.shtml

Nenhum comentário: