terça-feira, 12 de agosto de 2008

Abertura das olimpíadas em Pequim teve audiência global de 1 bilhão de pessoas

As várias pesquisas mostraram estimativas diferentes, mas calcula-se que 842 milhões do total de 1,3 bilhão de habitantes da China viram a cerimônia e se somaram a outras audiências pelo mundo, para se chegar ao número total em torno de 1 bilhão de telespectadores.
A BBC disse que a abertura olímpica atraiu uma audiência impressionante na Grã-Bretanha, em torno de 5 milhões, e a audiência deverá ter 30 milhões de pessoas vendo pelo menos alguma coisa dos Jogos até o dia 24.
"Os muito milhões que ligaram a TV para ver a cerimônia de abertura foram um bom presságio para a audiência de todo o período. E há boas notícias (para os que trabalham pela audiência), com todos os números do primeiro dia de competições", escreveu o diretor da BBC Sport, Roger Mosey, em um blog.
O interesse do público é chave para os britânicos, com Londres se preparando para sediar a Olimpíada de 2012. Altos números de audiência podem levar a patrocinadores mais fortes e a maior interesse por parte de anunciantes.
Esses números de Pequim parecem estar acima dos Jogos de Atenas-2004, que atraíram 3,9 bilhões de telespectadores, diante de um total em Sydney-2000 de 3,6 bilhões.
O imenso interesse dos chineses garantiram números recordes para a cerimônia de abertura, que envolveu 10.000 artistas, 2.008 tocadores de tambor e um final emocionante com o ex-ginasta Ni Ling "correndo" com a tocha pelo ar para acender a pira olímpica. Uma pesquisa mostrou que entre 63 e 69 por cento da audiência total da China viram a abertura, batendo os 51 a 58 por cento de audiência anual do show de gala do Ano Novo Chinês.
A NBC, rede norte-americana de televisão detentora dos direitos de transmissão dos Jogos (e que pagou cerca de 900 milhões de dólares pela exclusividade no país), não mostrou a abertura olímpica ao vivo. Em vez disso, segurou 12 horas para mostrar a gravação, no horário nobre.
Mas a aposta valeu a pena, com a soma de 34,2 milhões de telespectadores.
"A cerimônia de abertura capturou o público norte-americano em números sem precedentes para uma Olimpíada fora dos Estados Unidos", disse Dick Ebersol, presidente da NBC Universal Sports & Olympics, em comunicado. "Foi um espetáculo mágico e memorável, e um grande modo de começar a Olimpíada de Pequim."
A cerimônia ainda foi vista no total ou em parte por 7,8 milhões de australianos, de acordo com a Seven Network.
A revista "The Hollywood Reporter" disse na França que perto de um em cada dois telespectadores, ou 4,4 milhões, viram o evento. Na Itália, a RAI detectou 5,5 milhões.
Na Alemanha, a rede pública ARD estimou em 7,72 milhões de pessoas vendo a cerimonial ao vivo, abaixo das 30 milhões que viram França x Itália na final da Copa do Mundo de 2006, realizada no próprio país.

Fonte: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/olimpiadas/conteudo.phtml?tl=1&id=796366&tit=Abertura-em-Pequim-teve-audiencia-global-de-1-bilhao-de-pessoas

Nenhum comentário: