sábado, 23 de agosto de 2008

7 Chaves para a felicidade

1. Seja consciente

Essa é a dica do filósofo e humanista Essa é a dica do filósofo e humanista González Pecotche que, apesar de não estar baseada em nenhum estudo realizado com a metodologia conhecida, pode ter excelentes resultados:
“A felicidade é algo que a vida nos outorga através de pequenas porções de bem. Comumente é buscada com os olhos postos em um só ponto; se esse ponto fracassa, se esse objetivo desaparece, a vida se retrai, sobrevindo a dor, o ceticismo, a decepção.
Se você focaliza ativamente o olhar sobre muitos pontos, procurando ao mesmo tempo aproximar-se por esse meio da felicidade, chegará a imunizar-se contra esses efeitos depressivos, dissipando os transes amargos ou fazendo-os suportáveis, pois atuarão em seu favor as defesas criadas por todas as pequenas porções de felicidade que tenha conseguido reunir. Por outra parte, pense que, se em alguns desses pontos o fracasso o surpreende, em outros pode esperá-lo o êxito.
Pois bem; a felicidade adoça a vida, enchendo-a de esperança e de graça; se, porém, a consciência permanece estranha a ela, sua presença no sentir será fugaz, e a recordação do bem que nos proporcionou se esfumará rapidamente.
A felicidade murcha como as flores; entretanto, assim como o bom jardineiro sempre tem a seu alcance outras para substituí-las, quem possui conhecimentos pode, também, substituir constantemente os motivos que dão permanência à felicidade na vida. O conhecimento a fixa, a torna estável; permite sentir seu palpitar de eternidade.” Do livro Bases para Sua Conduta.

2. Viva bastante

Se você tem os genes certos, é otimista, ativo e não é egoísta mas ainda assim se acha melancólico, simplesmente dê um tempo.
Um estudo com dois milhões de pessoas de 80 países publicado em janeiro descobriu que a depressão é mais comum entre adultos nos meados dos seus 40 anos de idade.
Mas com a idade os humanos são mais propensos a filtrarem as coisas negativas e se concentrarem naquilo que gostam.
As pessoas nos seus anos dourados tendem a ver a metade do copo cheio, apesar de visitarem mais o médico e tratamentos de quimioterapia. Depois de lutar contra o câncer, doença cardíaca, diabetes e outros obstáculos da saúde 500 estado-unidenses independentes entre 60 e 98 anos disseram que sua nota de sucesso no envelhecimento era de 8,4 em média, em uma escala de 10, em um estudo de 2005. Parece que a felicidade leva algum tempo para mostrar a sua cara.

3. Queira o que tem

Os resultados de um estudo publicado em abril sugerem que um segredo para alcançar maior felicidade é continuar querendo as coisas que você já possui.
Através de questionários de satisfação geral sobre a vida e outros sobre os ítens que possuía foi constatado que os voluntários que queriam mais aquilo que já possuíam eram mais felizes do que as pessoas menos satisfeitas com o que tinham. Os mais satisfeitos com suas posses também eram mais felizes do aqueles que tinham menos itens da sua lista de “quero ter”.

4. Sue
Ficar parado não ajuda. Exercício físico consistente, com medicação e terapia pode ajudar quem luta contra a depressão a enfraquecer os pensamentos vulneráveis e de solidão.
Os exercícios podem aumentar o estado mental parcialmente ao afetar os níveis de dois componentes químicos no corpo: o cortisol e as endorfinas. As glândulas supra-reais de pessoas raivosas ou amedrontadas produzem cortisol. Isso aumenta a pressão arterial e a glicose, enfraquece a resposta imunológica e pode levar a inflamação e danos nos órgãos. Mas malhar queima cortisol, restaurando os níveis normais do corpo.
Ciclismo, correr ou fazer exercícios aeróbicos em equipamentos também fazem que o cérebro libere endorfinas, os analgésicos naturais do corpo, na corrente sanguínea. O corpo se antecede aos efeitos colaterais negativos dos medicamentos enquanto você experimenta um ‘barato’ natural. Para tirar o máximo da sua malhação tenha certeza que a sua intensidade reflita o seu nível de estresse. E desafie o seu corpo a se adaptar continuamente ao variar o tempo e intensidade do exercício.

5. Reflita sobre isso

Pense em um local feliz. Humanos são mais resistentes do que pensamos e podem suportar tempos difíceis, como foi demonstrado em um estudo de 2005 que seguiu as mudanças de humor em pacientes de diálise. Eles estavam de bom humor na maioria do tempo apesar de terem o seu sangue filtrado três vezes por semana durante três meses. Mas pacientes felizes visualizaram uma vida infeliz quando foi solicitado que imaginassem terem que aderir a esta agenda tão restrita.
Como Winston Churchill disse, “Um pessimista vê dificuldade em toda oportunidade; um otimista vê oportunidade em toda dificuldade”.

6. Dar

Custa apenas U$ 5, gastos em outra pessoa, para torná-la feliz no dia, de acordo com um estudo de 2008. E atos desinteressados também podem ajudar o seu casamento a tornar-se uma experiência mais agradável para você e para a sua esposa ou marido.
Depois de realizar boas ações as pessoas ficam mais felizes e sentem que a vida tem mais propósito. Mas o ato é realmente abnegado se você está esperando algo em troca? Talvez seja apenas questão de ponto de vista.

7. Escolha

Os genes parecem vencer os fatores emocionais na Terra da Felicidade, de acordo com especialistas. E um estudo na edição de março da revista científica Psychological Science fez outro gol para o time dos genes: descobriram diferenças no DNA que podem explicar porque algumas pessoas tendem a ter um impulso a mais nos seus passos também podem fundamentar a tendência de ser mais emocionalmente estável e socialmente e fisicamente ativo.
Os genes não te dão nenhum passe livre para o fundo do poço, sem falar que outros fatores externos também tentarão fazer picadinho de você. Mas a hereditariedade pode dar para algumas pessoas um montão de felicidade que ela pode atrair. E pesquisadores canadenses conseguiram suprimir a depressão genética em ratos em 2006 o que indica que a felicidade humana pode um dia ser ampliada na manipulação genética. Ratos criados para evitar o gene TREK-1 agiram como se estivessem tomando antidepressivos por três semanas.

Fonte:http://hypescience.com/chaves-para-a-felicidade/

Nenhum comentário: