segunda-feira, 28 de julho de 2008

Kassab usa máquina da prefeitura para tentar influir em pesquisa Datafolha

E-mail obtido pela Folha mostra que Gilberto Kassab (DEM) acionou pessoalmente a máquina da prefeitura para tentar influir na última pesquisa Datafolha da eleição em São Paulo, na qual recuou dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, informa o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete.
No e-mail, Kassab pede a 26 subprefeitos "ação" nos locais onde entrevistadores abordariam eleitores. O prefeito confirma ter mandado o e-mail, mas nega que o objetivo fosse melhorar seu desempenho; diz ter feito "ação preventiva" para "evitar maldades" de rivais.
Segundo o Datafolha, medidas de controle tornam impossível afetar os resultados; movimentos estranhos são notados e descartados.
À reportagem, Kassab afirmou que "de maneira nenhuma" agiu com o propósito de inflar seu desempenho na pesquisa Datafolha. "Se eu quisesse fazer isso", argumentou o prefeito, "não teria me portado de maneira tão franca e transparente".
Pesquisa
A candidatura do prefeito Gilberto Kassab é a que tem mais alianças partidárias (incluindo caciques como PMDB) e mais tempo na TV. No entanto, de acordo com o última Datafolha, divulgado dia 25, amarga a terceira colocação nas pesquisas (11%), atrás da líder Marta Suplicy (36%) e do segundo colocado Geraldo Alckmin (32%).
No levantamento, 35% dos entrevistados consideraram ótima ou boa a gestão do democrata à frente da capital paulista. Na pesquisa anterior, do dia 4 deste mês, esse índice era de 33%, seis pontos a menos do que o registro de 15 de maio, também feito pelo Datafolha.
A reprovação --soma dos que consideram o governo ruim ou péssimo--, que também havia crescido seis pontos, de 20% para 26%, oscilou um ponto para baixo e está em 25%.
O índice dos que consideram a administração municipal de São Paulo regular foi de 38% para 37% --3% não souberam ou não quiseram responder.
"Sujou"
Na sexta-feira passada (18), a Folha de S.Paulo informou que a campanha do prefeito distribuía pelas ruas da cidade um panfleto intitulado "Sujou!", no qual explorava a inclusão do nome da adversária Marta Suplicy (PT) na lista de candidatos que respondem a processos, divulgada naquela semana pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).
Na ocasião, o coordenador da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) à Prefeitura de São Paulo, deputado Edson Aparecido (PSDB), considerou um erro a exploração da lista para prejudicar a imagem da adversária. Para ele, a estratégia foi um "chute na canela" de Marta.
A própria Marta condenou a "lista suja" divulgada pela AMB. "A idéia de fazer a lista tinha uma vontade de ajudar o eleitor a conhecer os candidatos, mas aí acabou saindo ao contrário porque ela colocou em uma mesma lista pessoas com condenações e pessoas que não tinham sido julgadas", disse.
Segundo a petista, ela foi moralmente prejudicada. "No meu caso é um prejuízo moral grande porque fomos colocados indevidamente", afirmou. "O desastre foi total."

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u426621.shtml

Nenhum comentário: