quarta-feira, 16 de julho de 2008

A benção dos pães

Abençoar a comida, orar antes das refeições, agradecer pelas bençãos recebidas da terra, são coisas tão antigas...pena que hoje ninguém mais tem tempo prá isso e bem poucos de nós conseguem chegar nas refeições com a calma interior necessária para entrar em sintonia verdadeira com o momento e com o alimento.

E no entanto...já li vários estudos que afirmam que alimentar-se de maneira mais consciente, mais atenta, mais calma, faz bem para a saúde e até ajuda a emagrecer!

Pelo sim pelo não, experimente: na próxima refeição, em vez de jogar-se sobre a comida, páre por alguns instantes, respire, aquiete-se, entre em contato com seu corpo e com o alimento e agradeça, ao seu Deus, à Natureza, à Terra, a si mesmo, ao seus pais, ao agricultor, não importa, o que é transformador é sua atitude diante disso. Alimento é vida, não é alternativa, nem dá para fazer de conta que a gente não está nem aí para a comida, quando os hindus dizem que "tudo é alimento", eles não estão brincando...

É bem simples, na verdade, com a vantagem de que qualquer coisa que você inventar funciona: Que todos os seres que contribuíram para que esse alimento chegasse à nossa mesa sejam abençoados. E que nós possamos sempre nos alegrar por receber as bençãos da Terra.

Se você, se diverte fazendo pão, na hora de sovar, nunca deixe de "jogar" na massa umas pitadas de sentimentos generosos.
"Abençoado é o Senhor, Rei do Universo, que faz nascer o pão da terra", é uma antiga oração dos judeus, viu só? Simples, e bela! Encontra-se no Beliefnet uma série de preces para abençoar as refeições. De todas as religiões. Bom apetite!

Fonte: http://toquesdealma.blig.ig.com.br/2008/07/a-bencao-do-pao.html

Nenhum comentário: