terça-feira, 3 de junho de 2008

Descobertas ruínas da 4ª pirâmide de Gizé


Uma equipe de arqueólogos descobriu as ruínas da chamada ‘piramide perdida’, perto do Cairo, que teria sido construída pelo faraó Dyedefra, que reinou no Egipto a partir de 2556 a.C

Um grupo internacional de arqueólogos descobriu que as ruínas que hoje se podem ver em Abu Rawash, a poucos quilometros do Cairo, correspondem à chamada ‘piramide perdida’.
«Esta pirâmide era a mais alta de todas as do complexo de Gizé (Keops, Kefren e Miquerinos) e as suas pedras eram de melhor qualidade. Durante anos pensamos que não tinha sido terminada, mas comprovamos agora que não foi exatamente assim. As suas pedras foram utilizadas durante séculos para construir no Cairo», afirmou o Secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egipto, Zahi Hawass.
«Durante os últimos 12 anos escavamos ali e trouxemos à luz do dia muita da história da IV dinastia, as lutas pelo poder e parte do mistério sobre a construção das pirâmides», acrescentou, durante a apresentação internacional do documento.
Os restos da pirâmide de Dyedefra, hoje, não se erguem a mais do que 10 metros do solo e encontram-se numa colina de Abu Rawash, uma zona militarizada de acesso restrito, circundado pelo deserto. Ao longe, recortam-se as silhuetas das outras três pirâmides.
Hawass acredita que o filho de Keóps, Dyedefra, tenha escolhido este lugar ligeiramente afastado de Gizé porque queria ser independente da sua família.

Fonte:http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=95997

Nenhum comentário: