quinta-feira, 1 de maio de 2008

Gil, ayahuasca, daime

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, vai encaminhar ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) um pedido de reconhecimento do uso do chá ayahuasca em rituais religiosos como patrimônio imaterial da cultura brasileira.
A bebida é produzida a partir da fervura de duas plantas nativas da floresta amazônica --um cipó e folhas de um arbusto-- que têm efeito alucinógeno.
A solicitação foi entregue ao ministro nesta quarta-feira (30), em Rio Branco (AC), em documento assinado por representantes de três das principais doutrinas ayahuasqueiras --Alto Santo, União do Vegetal e Barquinha.
No encontro, Gil destacou que as religiões que utilizam o chá ayahuasca (também conhecido como vegetal ou hoasca) são traços importantes da cultura religiosa brasileira.
- Neste caso, específico, acrescenta-se o afeto em relação a outra dimensão importantísssima para a vida, que é a natureza", disse o ministro.
Gil disse que o Iphan, órgão do Ministério da Cultura, vai examinar "com todo zelo, carinho e responsabilidade" a solicitação.

*Também conhecido como Santo Daime.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u397706.shtml

Nenhum comentário: